Imagine

Para K.S.

O ano é 1971… John Lennon trancafiado em sua casa branca vendo todos os horrores que assolavam o mundo ( anos de Guerra do Vietnã, Combates em prol da independência de diversos países, A fome assolando o mundo etc…), compõe uma das canções mais memoráveis de todos os tempo. “Imagine” não é apenas bonita e gostosa de ouvir… Ela é uma crítica a todas as formas de controle exercida pelo “Poder”. E quem é o Poder ??
A música nos responde…

Imagine theres no heaven / Its easy if you try / No hell below us / Above us only sky”

Ele começa dizendo para nós imaginarmos um mundo sem Céu e sem inferno… Céu e inferno são idéias ligadas a igreja católica… Ele está nos dizendo para não acreditar nela ??? Continuemos…

“Imagine theres no countries / It isnt hard to do / Nothing to kill or die for / And no religion too”

Agora vem um parágrafo onde ele fala só sobre as guerras… Um mundo sem fronteiras acabaria com as brigas entre países( lembrando que a maioria das guerras são travadas por expansão territorial) depois ele fala para imaginar um lugar sem religião !!! Lembra do parágrafo anterior? Então agora ele realmente nega a religião ! E porque ele faria isso? É claro que ele não apóia a alienação, as guerras-santas da idade média, e os conflitos eternos dos países da Faixa de GAze… E isso são só os 2 primeiras estrofes… Incrível não é? Continuando a música, ela entra em um clima de otimismo contante e a utopia flutua nas notas musicais…

“Imagine no possessions / I wonder if you can / No need for greed or hunger / A brotherhood of man

Focando no ser humano em si ele critica então um pecado capital… a “GULA” que começava a transbordar no mundo… Talvez ele ja estava prevendo que em alguns anos o Capitalismo iria ditar a ordem mundial e que o consumismo desenfreado iria impregnar na mente das pessoas…
E chegando na parte final ele diz:

” You may say / Im a dreamer / But Im not the only one / I hope some day / Youll join us / And the world will be as one “

Talvez John fosse mesmo um sonhador… Ele sonhou com um mundo onde o ser humano olhará o outro como um igual. Sem enxergar a cor da sua pele, sua religião ou sua nacionalidade… Olhar com o coração… E foi com o coração que John Lennon escreveu essa música. Ele nos dá um tapa na cara e depois nos abraça… Deveríamos ouvir “Imagine” todos os dias. Para não esquecer e tentar realizar um pequeno sonho de um grande homem…”

Ouvindo: Shakira uma das minhas cantoras preferidas…

~ por DaNieL em 26/09/2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: